sábado, 15 de março de 2014

Discurso de formatura

Elaborei por 4 meses o discurso de formatura da II TURMA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFSM. No sábado passado, dia 08 de março, tivemos a colação de grau e o baile. Momentos mágicos e inesquecíveis em minha trajetória como ser humano e docente. Boa sorte a todos os bacharéis em Relações Internacionais. Abaixo o discurso de formatura na íntegra: 

Boa noite
Vice reitor, Prof. Dr. Paulo Bayard Dias Gonçalves
Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Prof. Dr. Mauri Lobler
Professores homenageados Prof. Dra. Rita Pauli e Prof. Dr. José Carlos Martinez Belieri Junior 
Meus colegas e amigos
Senhores pais e demais presentes
Caros formandos, internacionalistas, bacharéis em Relações Internacionais
A fausta data de hoje, dia 08 de março de 2014, é de grande alegria para todos os presentes. É um dia festivo, pois vemos flores, ornatos, belos trajes, ouvimos sons musicais, vejo estampados sorrisos e risos entusiasmados, olhos vivos, intensos e brilhantes, uma explosão de perfumes, sentimentos e cores. Estou inebriado com o perfume de felicidade que provoca o pensamento e a recordação. Sinto a presença de uma luz divina que nos agracia com uma rara epifania.
Mas, caros formandos, além de ser um momento de alegria, é um momento que reina, de maneira indisfarçável, o tom oculto de melancolia, de despedida, um sentimento agridoce que punge os nossos corações.
A data de hoje, Para mim, é muito representativa em nossa relação, pois, vocês devem se lembrar que tivemos uma aula magna no dia 08 de março de 2010. Ali foi o começo de tudo.
Também é uma data simbólica, pois sinto no peito uma emoção desmedida ao ser fruto da escolha de vocês para ser tanto patrono quanto paraninfo da presente turma. ISSO coroa e premia todo meu esforço, empenho e dedicação dada a todos vocês e ao curso desde a minha chegada em 2009.  
Pois bem, quero deixar SETE mensagens ou reflexões para todos vocês:
1)   A virtude que esteve o tempo todo com todos nós foi a perseverança. Sem dúvida, a perseverança é umas das inúmeras marcas do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria. A perseverança aliada à coragem de mudar, de crescer e superar os limites impostos pelas circunstâncias e as dificuldades advindas de um curso em seu nascedouro motivaram, motivam e devem motivar todos vocês a saírem do lugar comum, a arriscarem, a tentarem, e não se acomodarem. É como o discurso de Winston Churchill na II Guerra Mundial: LUTAREMOS NOS CAMPOS E NAS RUAS: “NÃO IREMOS ESMORECER NEM FRACASSAR. PROSSEGUIREMOS, ATÉ O FIM, JAMAIS NOS RENDEREMOS, E MESMO SE ACONTECER, O QUE SEQUER POR UM MOMENTO ACREDITO”.

2) Nunca se esqueçam que as dificuldades são naturais, e mais, são até boas, porque nos ajudam a crescer à medida que as enfrentamos e resolvemos. Os desafios existem para serem vencidos. É preciso agir. Em vez de lamentarmos do absurdo do mundo, devemos procurar transformar o pequeno cantão  em que fomos lançados. Não podemos modificar todo o universo, mas quem  podemos alterar a nossa realidade local. Exercer o nosso ofício, escolhê-lo bem, conhece-lo bem, tornar-nos mestres nele.
3) Sejam sempre curiosos E HUMILDES: é reconhecer que sabemos pouco, sempre buscar aprender e, quanto mais aprende, mais se dá conta de como ainda há coisas para aprender.
4) Vivam cada momento intensamente, pois a vida é feita desses pequenos pedaços de tempo como o que estamos vivendo agora, que passam rápido e, se não formos curiosos e espertos, eles fogem de nós. Aproveitem cada um desses momentos para aprender algo novo, imaginar outras possibilidades, fazer coisas úteis. Tratemos de fazer de cada dia uma pequena eternidade.
5) Admitam os erros, com um olhar acolhedor, pode ser muito melhor do que acertar sempre. Falhar, afinal, nos ajuda a crescer e a construir um caminho com muitas possibilidades. Quem passa a vida com medo DE errar, esperando a perfeição, acaba sacrificando relacionamentos e perdendo oportunidades irrecuperáveis. O segredo é respirar fundo e entrar na arena. Não se trata de ganhar ou perder, mas de estar no jogo. O OBJETIVO NÃO É VENCER NO SENTIDO ABSOLUTO DE BRILHAR. O OBJETIVO É CUMPRIR, O MELHOR DO QUE FOR CAPAZ, A FUNÇÃO QUE TENHA ESCOLHIDO.
6) Ter coragem não é algo que requeira qualificações excepcionais, fórmulas mágicas, nem combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que mais cedo ou mais tarde é apresentada para cada um de nós.
7) Jamais desistam de seus sonhos!!! E quando não der certo, recomece. Quando um ciclo termina na nossa vida, e hora de olhar para a frente e se reinventar. Desejo que os seus recomeços sejam sempre bem sucedidos e que identifiquem o significado perdido ou ainda não encontrado. O recomeço é a chance que temos de reinventar a nossa própria história e encontrar satisfação fazendo um movimento em direção ao novo, em pleno vôo.
Agradeço por tudo. Embora a minha gratidão não pode ser manifestada por simples palavras.  Sejam felizes!!! Daqui de Santa Maria, todos nós professores acompanharemos sempre, com os nossos melhores votos de sucesso.
Boa sorte, felicidades e Muito obrigado!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário