domingo, 5 de junho de 2011

CONCLUSÃO: A TRAGÉDIA DA POLÍTICA EM SHAKESPEARE

A fonte principal da Tragédia Renascentista foi precisamente à ênfase na queda de homens famosos e sob o ponto de vista da verità effettuale - a verdade efetiva das coisas. Ou seja - o realismo político - ver e examinar a realidade tal como ela é e não como gostaria que ela fosse. É a tradição exemplar e na ênfase reiterada sobre os assuntos relativos à ascensão e queda dos Reis, sob a perspectiva moderna, da filosofia do pensador florentino Nicolau Maquiavel aliado ao olhar da arte-política dramatúrgica de Shakespeare.
A este respeito, Chaia (2007, p.76) afirma:

a genialidade destes autores – Maquiavel e Shakespeare – está na capacidade de saltar do individual para o institucional – e vice e versa – considerando que as paixões e as irracionalidades, assim como a fortuna e o destino, impregnam a ação política, e que o ritmo do avanço político e suas razões exigem o consumo da alma e do corpo.

Há um novo interesse emergente em relação ao verdadeiro operar da tragédia moderna: esse interesse se revela, superficialmente, nos efeitos que ela pode causar sobre um tirano, como Ricardo III.

A definição de tragédia como dependente da história de um homem de posição é justamente uma tal alienação: algumas mortes importavam mais do que outras, e a posição social era a verdadeira linha divisória – a morte de um escravo ou servidor não era mais do que incidental e certamente não era trágica. Ironicamente, a nossa própria cultura burguesa começou por, aparentemente, rejeitar essa visão: a tragédia de um cidadão poderia ser tão real quanto a tragédia de um príncipe. Freqüentemente, na verdade, essa era menos uma rejeição da verdadeira estrutura de sentimento, e mais uma extensão da categoria trágica a uma nova classe ascendente. E, no entanto, a sua conseqüência final foi profunda. Assim como em outras revoluções burguesas – quando se estenderam as categorias de leis ou eleição – os argumentos para essa expansão limitada tornaram-se inevitavelmente argumentos para uma ampliação geral. A extensão do príncipe ao cidadão tornou-se na prática uma extensão a todos os seres humanos. No entanto, a natureza dessa ampliação determinou em larga escala o seu conteúdo até que se atingiu o ponto em que a experiência trágica foi teoricamente concedida a todos os homens, mas a sua natureza foi drasticamente limitada (WILLIAMS, 2002, p. 74).

Shakespeare expressou de forma inigualável sua visão da capacidade humana de enfrentar as forças do destino em situações extremas. O impasse é parte constitutiva da tragédia. Superar a adversidade é um ponto principal da ação trágica. O traço característico da ação trágica é a dificuldade da superação do obstáculo. Ora impossibilitada por outros homens, ora pelas forças da Fortuna que contrapõem a virtù do sujeito político. Realmente, a busca da ordem e da estabilidade tem um imperativo: “deve ser construída pelos homens para se evitar o caos e a barbárie, e, uma vez alcançada, ela não será definitiva, pois há sempre, em germe, o seu trabalho negativo, isto é, a ameaça de que seja desfeita” (RADEK apud WERNECK, 2006, p. 18).
Na peça Ricardo III, Shakespeare se preocupa fundamentalmente na criação de um quadro sóciopolítico de acordo com a trajetória do protagonista: inicialmente como o Duque de Gloster e posteriormente, o rei Ricardo III. Numa ascensão meteórica, o herói-trágico disputa dramaticamente o poder. Sendo o sétimo na linha sucessória, o duque de Gloster arma ciladas, conspirações, trama assassinatos e chega ao trono manchado de sangue. O dilema da consciência entre a “sede de poder” e a responsabilidade cívica – obediência ao governante – durante o sono de Ricardo III é despertada antes da batalha de Bosworth Field.
De fato, não há dúvida de que Ricardo quer o poder. E tudo que estiver ao seu caminho, será um alvo a ser eliminado. Ricardo pensa como fará para conseguir o poder e age conforme o seu planejamento inicial. Dotado de inteligência, sagacidade, perspicácia, e muito planejamento, utiliza das máscaras da dissimulação para agregar aliados e encobrir a malignidade de seus atos diante de seus inimigos. Seu objetivo político é a ascensão e a permanência no poder. Tem a percepção de como chegar lá, porém, não consegue se manter lá.
De fato, é nesse ponto-limite em que notamos a tragédia política de Ricardo III. Ou seja, ela se estabelece na não realização de sua “sede de poder”: a manutenção do trono inglês. Esta prática exige a virtù, o domínio sobre a Fortuna. “O governante não é, pois, simplesmente o mais forte – já que este tem condições de conquistar mas não de se manter no poder” (RADEK apud WERNECK, 2006, p. 22).

A mais comum interpretação da tragédia a vê como uma ação na qual o herói é destruído. Esse fato é tido como irreparável. Num certo sentido, isso é tão evidentemente verdadeiro que a tal fórmula é dedicado muito pouco exame adicional. Mas essa é, obviamente, ainda uma interpretação, e uma interpretação parcial. Se a atenção se concentra apenas sobre o herói, é natural que esse modo de ver seja a sua conseqüência imediata (WILLIAMS, 2002, p. 79).

Na consabida versão shakesperiana da existência como um breve bruxulear de vela, uma agitação desenfreada, ruídos e caótica de ator no palco que depois não se ouve mais, o personagem se articula de modo desenfreado (hybris) – desmesura, desequilíbrio, todo exagero no orgulho, na insolência e arrebatamento - na busca de seus interesses e objetivos. Atingi-los é sua meta e ter a Coroa inglesa em sua cabeça é o seu projeto político independentemente de quem sofra ou pereça diante de sua conquista: homens, mulheres e crianças.
Como um reaper – ceifador de vidas – devora mentes, pessoas, valores e agiganta-se como um monstro titânico na obtenção de sua meta política. Escravo de sua sede de poder, o ato político é desvinculado de toda moralidade cristã. Seguindo os passos ou “ensinando truques para Maquiavel”, Ricardo III é consciente de que a conquista do poder pela força e astúcia é limitada a poucas pessoas. Incluí-se, desse modo, nesse hall de homens e mulheres descomprometidos com a moral e a religião. É nesse sentido que a ação política tem suas próprias regras, lógicas próprias e sua própria ética. Como afirma Maquiavel, a política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder. Ser bem sucedido na ação política é a meta do príncipe. A tragédia da política, assim sendo, é evitar a todo custo a perda do poder.

Nem todas as obras a que chamamos tragédias terminam de fato com a destruição do herói. Excetuando-se a forma medieval não desenvolvida, a maioria dos exemplos que poderíamos oferecer vem, significativamente, da tragédia moderna. O herói é sem dúvida destruído em quase todas as tragédias, mas esse não é, normalmente, o fim da ação. Uma nova distribuição de forças, físicas ou espirituais, comumente sucede à morte (WILLIAMS, 2002, p.80).

Tendo em vista essas ideias confrontadas, é importante salientar que a condição humana moderna é fruto dos atos do homem, não se trata mais de uma vontade divina imperiosa. Ou seja, a política moderna é marcada pela dignidade do espírito humano, a confiança na razão e no espírito crítico.
A percepção, a ação e a decisão são articulações do jogo político moderno. Haja vista que a política é o campo de forças onde se defrontam os interesses divergentes dos grupos sociais. Realmente o destino humano é feito de harmonia e desarmonia, equilíbrio e desequilíbrio, conquista e perda. Mistura o sublime com o baixo. Mistura o desejo e a apatia. Reconhece a aceitação trágica mesmo do declínio da própria existência nasce o conhecimento fundamental de que todas as formas finitas são apenas ondas temporárias na grande maré da vida. Somos finitos e falíveis. O nosso declínio não significa destruição pura e simples, mas o regresso ao fundo da vida do qual surgiram todas as coisas individualizadas. O patético e a ironia trágica alimenta-se do saber que “tudo é uno”. Vida e morte são gêmeas siamesas arrastadas num ciclo misterioso; quando uma coisa sobe, outra desce; enquanto se compõem formas, outras desagregam-se. Tudo é criação e destruição. Quando uma coisa vem à luz, outra tem de se afundar em trevas; no entanto, luz e trevas, formas, sombras infernais, ascensão e declínio constituem apenas facetas da vida sombria e passageira.
Ricardo III, sob o signo da força e violência sem rédeas, se reconhece pela sua força dramática. Aparece, age, provoca adesão (Buckingham), conquista pela força e perde o poder. A surpresa, a ação, o sucesso e o fracasso são as quatro leis da tragédia que lhe dão a existência. A ação trágica não se restringe só ao fim do herói-vilão Ricardo III, ela transcende ao personagem, a vida finaliza a peça, a vida retorna, os sentidos são restabelecidos e reafirmados, depois de tanto sofrimento e morte, o ciclo se normaliza. Para que logo, as lutas e os conflitos continuem ocorrendo. Guerra e paz, conflito e cooperação, ajustes e desajustes estarão em harmonia e desarmonia o tempo todo.
Em Shakespeare se retoma a visão trágica da realidade e da política. Neste sentido, todos somos, paradoxalmente, vítimas e culpados ao estarmos imersos no reino da política. Não há escapatória e as forças que se opõem estão num estado de contradição alarmante. É defrontando-se com o fato de que os conflitos da realidade social e histórica podem ser ''resolvidos, atravessados e modificados'' que a “revolução” - a modificação do status quo - se faz necessária, pela possibilidade de se encontrar os novos homens herdeiros de uma luta que, com modos e sentimentos novos, fazem da revolução, na sua vida diária, responder “à morte e ao sofrimento com a voz humana”.
Nessa perspectiva, o sofrimento é condição indispensável da tragédia da política.

Tragédia, nós dizemos, não é meramente morte e sofrimento e com certeza não é acidente. Tampouco, de modo simples, qualquer reação à morte ou ao sofrimento. Ela é, antes, um tipo específico de acontecimento e de reação que são genuinamente trágicos e que a longa tradição incorpora. Confundir essa tradição com outras formas de acontecimento e de reação é simplesmente uma demonstração de ignorância (WILLIAMS, 2002, pp. 30-31).

O sofrimento é uma parte fundadora desta ordem natural e, portanto, ele se mostra como energia permanente e independente das contingências históricas e das novas formulações que se possam atribuir ao trágico. O sofrimento é, portanto, também parte indispensável da condição humana.

O que parece estar em jogo mais exatamente é um tipo específico de morte e de sofrimento e uma específica interpretação dessas duas questões. Alguns acontecimentos e reações são trágicos, outros não. Por mera influência daquilo que foi sancionando e por causa da nossa avidez natural em aprender, é possível dizer e repetir essa frase, sem que uma contestação real seja feita (WILLIAMS, 2002, p.31).

O que deve ser percebido como elemento restaurador desta ordem trágica seria a passagem de um modelo meramente natural para um outro humano, sendo este último expresso no conceito de experiência. De um modo geral, a idéia da tragédia deixou de ser metafísica e se tornou crítica. A força-motriz desta está vinculada a uma noção de glória. Uma glória intrinsecamente ligada à questão de comportamento, reconhecimento que cada homem tem em face de outro que resulta na reputação. Portanto, a tragédia política de Shakespeare está independente de uma condição ou erro metafísico.
No terreno do comportamento humano, predominou sempre no seu espírito o conflito entre as idéias de lealdade e deslealdade e suas consequências na vida humana. No mundo das paixões, observou o estranho conflito entre a razão e as emoções, e a desordem que prevalece sempre que a razão é suplantada. Shakespeare concedeu às suas personagens a liberdade de viverem uma vida própria levada até aos extremos limites do bem e do mal. A arte trágica de Shakespeare capta uma variedade quase infinita de estados de alma, as suas peças foram escritas para o teatro contemporâneo, aproveitando as possibilidades do palco Isabelino com enorme engenho e invenção. É um olhar penetrante, um olhar que mergulha no coração do mundo. A essência da vida trágica do mundo. Num mundo trágico, há uma busca infinita pela redenção. Embora o que vigore é a lei inexorável da ascensão e da queda. Como a travessia homérica, com constantes riscos e perigos, - de poucos êxitos e inúmeros fracassos – por mares (des) conhecidos e a incerteza de glória e sucesso na empreitada que torna a ação política moderna incerta. Assim sendo, o poder é atraente, traiçoeiro, caracterizado pela incerteza, contingência, de que nada é estável e que o espaço da política se constitui e é regido por mecanismos distintos dos que norteiam a vida privada.
É válido afirmar que a leitura “maquiavélica” de Ricardo III por Shakespeare concebe idéias trágicas diferenciadas da tragédia grega. Shakespeare realiza um novo tipo de tragédia, que envolve indivíduos, um teatro de indivíduos. Ou seja, seres capazes de fazerem escolhas e reverter sem nenhum impedimento divino suas ações.
Dessa forma, examinar a tradição trágica seja de Shakespeare ou de gregos requer olhar criticamente e historicamente para obras e idéias que têm algumas ligações evidentes entre si e que se deixam de associar em nossas mentes por meio de uma única e poderosa palavra. É, acima de tudo, observar estas obras citadas e outras que possuem idéias no seu contexto imediato, assim como na sua continuidade histórica.
Shakespeare viveu num período histórico de transição, o qual o mundo se dessacraliza. Ele, dessa maneira, influenciado pela época em que viveu produz peças fortemente marcadas por questões complexas que envolvem tal período histórico. Não pudemos deixar de retratar esse cenário, indicando de forma sintética essa realidade. Tendo, portanto, no primeiro capítulo o retrato, a trajetória biográfica de Shakespeare que envolveu contexto social, político e cultural da sua época. Analisar a produção artística que procura representar a condição humana requer elementos da estrutura política, econômica, religiosa e social a qual o artista está inserido.
Na busca de desnudar as tramas, relações, intrigas e jogos de poder, ao mesmo tempo, realizamos uma análise interna recortada por categorias analíticas da Teoria Política: conquista, posse/manutenção e queda. O capítulo III examinou através destas categorias centrais para abordar o desenrolar das ações do herói-vilão Ricardo III.
Outrossim, foi inevitável a caracterização dos personagens históricos: Henrique VI, Eduardo IV e Ricardo III. Tal evidência baseada numa investigação histórica serviu para entender e contrapor aspectos relevantes da peça Ricardo III. O segundo capítulo indicou, portanto, esses recortes históricos e subsidiaram, deste modo, o terceiro capítulo. A relação básica entre análise interna e externa estabelece critérios formais que exigirão esforço de pesquisa e seleção de informações pertinentes. Na “compreensão” da aguçada consciência crítica do artista tal equacionamento é mais do que obrigatório. Tais vinculações entre o real (biografia do artista) e o ficcional (criação imaginária do autor) são mediações fortes.
No aspecto que tange acerca da articulação entre tragédia e política, o bardo percebe a necessidade da transcendência, elemento indispensável à tragédia. Ressalta-se, no entanto, que tal “transcendência” ganha uma nova forma, um novo corpo, o acaso se torna fator condicionante a natureza humana. O acaso é uma força ativa e atuante. Os problemas relacionados ao destino — e seus temas afins — foram motivos de reflexão desde cedo, no desenvolvimento do pensamento humano. Para os antigos, a Fortuna não era uma força maligna inexorável. Pelo contrário, sua imagem era de uma deusa boa, uma aliada potencial, cuja simpatia era importante atrair. Ela possuía os bens que todos os homens desejavam: a honra, a riqueza, a glória, o poder. Para conquistá-la era necessário, diziam os antigos, como era deusa e também mulher, mostrar-se um homem de virilidade, de inquestionável coragem. “Assim, o homem que possuísse virtù no mais alto grau seria beneficiado com os presentes da cornucópia da Fortuna”(RADEK apud WERNECK, 2006, p. 21).
Na visão do cristianismo, a boa deusa dos antigos, foi substituída por “um poder cego”, inabalável, fechado a qualquer influência, que distribui os bens de forma indiscriminada. “A Fortuna não tem mais como símbolo a cornucópia, mas a roda do tempo, que gira indefinidamente sem que possa descobrir o seu movimento. Nessa visão, os bens valorizados no período clássico nada são” (RADEK apud WERNECK, 2006, p. 21-22).
Para Shakespeare, o destino ou “Deus” é o drama da vontade individual. O Homem, na concepção de Shakespeare, faz o seu próprio destino e o seu roteiro é determinado pelos seus traços de caráter (bondade, maldade, inveja, ciúme, etc.). Não há nenhuma outra força externa impulsionando alguém para a desgraça a não ser sua própria vontade. O que pudemos verificar na ascensão inescrupulosa de Ricardo III. Esta força imprevisível é condicionada por uma série de elementos que estão fora de controle dele, mas que não lhe tirou inteiramente a possibilidade de optar, buscar alternativas, contudo, a política moderna oferece poucas opções aos homens que buscam o poder. Mesmo aqueles com boas ou más intenções.
Na contemporaneidade, há muitas razões pelas quais poderíamos nos indagar sobre a permanência do espírito trágico. Sob esse aspecto, a tragédia abandonou o palco e estabeleceu, no mundo inteiro, seu campo de ação nas relações verdadeiras, ou seja, do dia a dia. As conexões poderiam existir no cotidiano, nas manchetes dos jornais, nos relacionamentos afetivos e principalmente nas relações políticas seja de âmbito nacional e/ou internacional cujas notícias influenciam nosso pensar sobre um estado de crise ou desordem social, difundido em diferentes povos e nações. O reconhecer trágico, por conseguinte, não desaparece, ele muda de forma; não desaparece porque ele é indissociável da política sempre presente, em todos os momentos e em todas as sociedades, mas cada uma com sua especificidade.
Exemplo esclarecedor é o referente à tirania, na atualidade é impensável imaginá-la. A tirania considerada um desvio dos filósofos gregos e medievais. Na tradicional classificação das formas de governo de Aristóteles, a tirania é indicada como forma corrompida da monarquia e, sendo assim, um acidente a ser evitado a qualquer custo. Maquiavel não analisa a tirania a partir da corrupção do modelo da boa Constituição. Constata com realismo que a tirania em vez de ser exceção, é norma de conduta política, pois assim age a maior parte dos governantes. Mas Maquiavel critica os tiranos não pelo uso da força, mas pela mediocridade do uso que fazem dos meios extraordinários.
O pensamento político moderno inaugura a tradição da razão de Estado (raison d´État). Cabe ao “bom” governante utilizar certas formas de atuação para o Estado conseguir unidade e estabilidade. Se acaso o “príncipe” tiver que fazer uso de recursos de violência/ameaça para tornar-se mais forte, renovando sua autoridade é recomendável na leitura de Maquiavel valer desses princípios. Tanto Maquiavel quanto Shakespeare partem do pressuposto apesar da “diversidade de almas”, o homem é eternamente o mesmo, a história seria constituída por momentos que se repetem. Daí o caráter educativo da história, a “grande mestra”, ajudando os homens a não incorrerem nos mesmos erros. Pois como afirma Jackson e Sorensen (2007, p. 72), “cada nova geração tende a cometer o mesmo tipo de erro das gerações anteriores. Qualquer mudança nessa situação é altamente improvável”.

Por isso, o estudo do passado não é um exercício de mera erudição, nem a história um suceder de eventos em conformidade com os desígnios divinos até que chegue o dia do juízo final, mas sim um desfile de fatos dos quais se deve extrair as causas e os meios utilizados para enfrentar o caos resultante da expressão da natureza humana (RADEK apud WERNECK, 2006, p. 19).

Não como lições de valor moral, mas de valor político para compreender melhor as ações dos governantes. Ou seja, a circularidade da história se encontra nas grandes linhas do seu movimento, como a inevitabilidade do conflito, mas disso não decorre o determinismo da ação humana. Dessa forma, é no entender dos ciclos da história que o homem moderno pode agir com maior eficácia.

Além disso, o poder aparece como a única possibilidade de enfrentar o conflito, ainda que qualquer forma de “domesticação” seja precária e transitória. Não há garantias de sua permanência. A perversidade das paixões humanas sempre volta a se manifestar, mesmo que tenha permanecido oculta por algum tempo (RADEK apud WERNECK, 2006, p. 20).

Retomar o pensamento trágico em Shakespeare, na atualidade, nos insere numa realidade fragmentada, em pedaços, como política, amizade, amor, loucura, sonho, ambição, religião e morte, e está em constante e absurdo movimento. O acontecimento “trágico” não é somente perturbador, é o ponto limite onde se institui e se desfaz o sentido. É, antes, a indeterminação dos fatos que desafia a astúcia do político. A tragédia na política é o reconhecimento que em cada situação há a necessidade de um certo tipo de ação política diferente da que é solicitada em outras condições. Quer dizer, o domínio sobre a fortuna. O triunfo sobre as dificuldades. Os meios para obter e manter o poder. “Em sendo assim, o príncipe deve fazer por onde alcançar e sustentar o seu poder: os meios serão sempre julgados honrosos e por todos elogiados” (MAQUIAVEL, 2010, p. 87).
E o renascimento do trágico aponta para a suposta inadequação desta proposição numa época marcada pelo absolutismo individualista e a alienação do homem contemporâneo, alheio a si mesmo e fadado a rotinização, desprazer, embrutecimento e morte. Há a necessidade de fugir do modelo simplista de notar a política como uma atividade humana a qual tudo está pronto, acabado, ou seja, fundada em princípios “estanques” e entendê-la como um “sistema” de forças contraditórias que exigem “cálculo” para alteração ou não do equilíbrio existente.
Tendo em vista a sua significação histórica, a tragédia, tal como a conhecemos na Antiga Grécia, ou na Inglaterra Elisabetana, representou um tipo de realização compatível com a maturidade de um povo e o apogeu de sua própria cultura. Assim sendo, a tragédia expressava uma ''experiência compartilhada e de fato coletiva'' em que a força admirável do mito ou da monarquia coexistia com o imaginário de toda uma sociedade. Diante do colapso deste sentido de experiência coletiva na sociedade contemporânea, quem poderia afirmar que o isolamento do homem moderno pudesse fazer renascer a tragédia no âmbito da civilização?

A ação trágica não é, no seu sentido mais profundo, a confirmação da desordem, mas a compreensão, a experiência e a resolução dessa desordem. Em nossa própria época, esta ação é geral e o seu nome usual é revolução. Temos de ver o mal e o sofrimento na desordem efetiva, que torna necessária a revolução, e na luta desordenada contra essa desordem. Temos de reconhecer o sofrimento em uma experiência imediata e próxima, e não encobri-lo por meio de uma busca de nomes e definições. Nós, no entanto, seguimos a ação em sua totalidade: não apenas o mal, mas os homens que lutam contra o mal; não apenas a crise, mas a energia que ela libera, o espírito que nela nos é dado conhecer. Estabelecemos as conexões porque essa é a ação da tragédia, e o que descobrimos no sofrimento é, mais uma vez, revolução, porque reconhecemos no outro um ser humano – e qualquer reconhecimento desse tipo é o começo de uma luta que será uma contínua realidade em nossas vidas, porque ver a revolução desta perspectiva trágica é o único meio de fazê-la persistir (WILLIAMS, 2002, p.114).

O que se procura desvendar é o isolamento do herói e sua transição da ''prosperidade para a adversidade''. Em sua versão moderna, a ação do herói diz respeito ao homem comum, isolado e tendo de cumprir o seu destino a despeito das adversidades. É o que Ricardo III deseja e persegue.
Nesse entendimento, viver a tragédia “moderna”, portanto, é enfrentar os obstáculos cotidianos, conhecer a transitoriedade, perenidade e dinâmica das relações político-sociais, refletir que o conflito e o sofrimento humano é inevitável.
Essa é a tragédia da política. Ou seja, é a confrontação entre a ânsia de poder com as forças do destino - fortuna - e o emprego da virtú pelo príncipe - de conquistar, manter e exercer o poder. A tragédia da política atinge a todos – participantes ou não - e dela seremos sempre vítimas. “O mundo da política não leva ao céu, mas sua ausência é o pior dos infernos” (RADEK apud WERNECK, 2006, p. 18). O mundo indefinidamente marcado pela criação e destruição, alegria e sofrimento, conquista e perda, desejo de poder e corrupção, ordem e caos, estabilidade e instabilidade, glória e fracasso.
Pondé: Utopias da União Europeia estão chegando ao fim

DE SÃO PAULO

Nesta semana, o filósofo Luiz Felipe Pondé fala sobre a situação econômica da União Europeia e as contas que alguém sempre paga, apesar de parecer que o serviço é gratuito.
Tomando como exemplo o sistema de saúde na Bélgica, onde um imigrante ilegal, dependendo de suas condições, pode conseguir tratamento dentário gratuitamente -já o cidadão belga não tem direito ao serviço.
De acordo com Pondé, "essas questões devem levar a um pensamento simples. Quem paga essa conta?". Ele fala da situação da Europa atualmente, que onde alguns países como Irlanda, Grécia e Portugal vivem crises econômicas, e lembra que "não existe nada de graça na vida e que sempre alguém é responsável pela conta".
O colunista completa sua reflexão falando sobre a imigração para o continente, suas fronteiras e que a situação pode ser "um indicativo de que quem sabe a União Europeia vai chegando ao final das suas utopias".
Eleições peruanas são as mais disputadas da história do país

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os candidatos à Presidência do Peru, Keiko Fujimori e Ollanta Humala, que se enfrentam neste domingo no segundo turno das eleições, tomaram o tradicional café da manhã eleitoral diante da imprensa, antes de seguirem para a votação.
Keiko, da aliança Força 2011, e Humala, da coalizão Ganha Peru, fizeram a refeição em suas casas, localizadas em Lima, capital do país.
O pleito se iniciou às 8h e será encerrado às 16h locais (10h e 18h no horário de Brasília, respectivamente).
Mais de 19 milhões de peruanos estão aptos para escolher o sucessor de Alan García. Por volta de 750 mil eleitores residem fora do país, principalmente nos Estados Unidos, Espanha e Argentina, segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe, na sigla em espanhol).
Cerca de 107 mil mesas de votação estão distribuídas pelo Peru, que conta, para este pleito, com uma operação de segurança envolvendo 122 mil membros da Polícia Federal e das Forças Armadas.
TRANSPARÊNCIA
A chefe da Onpe, Magdalena Chu, reiterou quer o sistema eleitoral peruano oferece todas as garantias de um "processo limpo". Para os chefes das missões de observação da União Europeia (UE), José Salafranca, e da OEA (Organização dos Estados Americanos), o ex-chanceler argentino Dante Caputo, as condições para fraudes "são mínimas".
A disputa acontece menos de dois meses depois de Humala ter alcançado o primeiro lugar (31,7% dos votos válidos) no primeiro turno, em 10 de abril. Keiko chegou em segundo lugar, com 23,5% dos votos.
A eleição é considerada a mais acirrada da história do país, já que praticamente todas as pesquisas divulgadas ao longo da corrida para o segundo turno apontavam empate técnico entre ambos os candidatos.
CLIMA POLARIZADO
Somente ontem, depois da publicação da pesquisa realizada pelo instituto Ipsos Apoyo, o nacionalista Humala superou a margem de erro e passou a liderar a intenção de votos com 51,9% da preferência dos eleitores, enquanto a conservadora Keiko registrou 48,1%.
Keiko é filha do ex-presidente Alberto Fujimori, preso por violação aos direitos humanos e por corrupção. Ela se comprometeu, durante a campanha, a não absolver seu pai.
Para o diretor do Instituto de Opinião Pública da Pontifícia Universidade Católica do Peru, Fernando Tuesta, ex-diretor do Onpe, o clima no Peru ficou polarizado a tal ponto que algumas pessoas tinham "medo de dizer em quem iriam votar". Segundo ele, os peruanos chegam à votação em um país que se dividiu em partes iguais "como nunca antes em sua história eleitoral".
Após derrota, primeiro-ministro de Portugal abandona liderança de partido

DA FRANCE PRESSE, EM LISBOA

O primeiro-ministro português, José Socrates, admitiu a derrota dos socialistas nas legislativas deste domingo e anunciou sua renúncia como secretário-geral do PS.
"Esta derrota eleitoral é minha e quero assumi-la totalmente esta noite. Chegou o momento de abrir um novo ciclo político no Partido Socialista", declarou Socrates em discurso em um hotel de Lisboa.
O Partido Social Democrata (PSD) venceu as eleições e o bloco de direita obteve mais de 51% dos votos, segundo resultados parciais obtidos em 80% das zonas eleitorais.
O PSD, de Pedro Passos Coelho, que deverá substituir José Socrates, recebeu 40,6% dos votos, contra 28,5% para os socialista.
Outro partido de direita, o CDS-PP, que já participou de várias coalizões com o PSD, obteve 10,9% dos votos, os Verdes/Comunistas (CDU) somaram 7,2%, e o Bloco de Esquerda (extrema esquerda), 4,5%.
No poder desde 2005, Socrates, 53, se filiou ao Partido Socialista em 1981. Eleito deputado aos 30 anos, foi várias vezes ministro antes de assumir a liderança do PS, em 2004.
Portugueses desconfiam do próprio governo
PUBLICIDADE

DA EFE

Os portugueses votam neste domingo com um crescente desestímulo pela sua classe política, preocupados com a deterioração da economia e angustiados pelos cortes sociais que se aproximam a curto e médio prazo.
Os últimos dados do Eurobarómetro refletem este desânimo: 77% dos cidadãos portugueses desconfiam de seu Governo, 10 pontos a mais que a média europeia, e 57% assegura que a situação econômica de seu núcleo familiar é "ruim", 24 pontos mais que em toda a União Europeia.
Eleições em Portugal tem maior abstenção da história
PUBLICIDADE

DE LISBOA

As eleições neste domingo em Portugal foram marcadas pela abstenção, a maior já registrada no país. "Pode ter chegado a 45%, segundo as projeções", diz o correspondente da Folha em Lisboa Vaguinaldo Marinheiro.
Vaguinaldo Marinheiro
O jornalista conta que a esquerda, que estava no poder desde 2005, sofreu uma grande derrota. "Muitos culpam os problemas econômicos do país. O desemprego e as dívidas aumentam, e Portugal está oficialmente em recessão", diz.
Marinheiro diz ainda que "as perspectivas não são boas", por conta das "medidas de austeridade acertadas com a 'Troika', que é como os portugueses chamam as missões do FMI, Banco Central Europeu e União Europeia".
As medidas incluem cortes nas aposentadorias e demissão de funcionários públicos, em troca de um empréstimo de 78 bilhões de euros que o país teve que pedir para honrar suas dividas.
Conflito sindical impede casamentos no Uruguai

DA EFE
Ninguém casa no Uruguai nos últimos 58 dias. O motivo é uma greve dos funcionários do registro civil, que exigem o cumprimento de um acordo salarial com o governo.
Por isso, os noivos que procuram os cartórios para marcar data, hora e local para a união ganham até um tempo a mais para pensar. Segundo o sindicato, por dia estão deixando de serem feitos pelo menos 25 casamentos em Montevidéu.
Centro-direita portuguesa derrota Sócrates e governo socialista

DA EFE, EM LISBOA

A centro-direita ganhou neste domingo as eleições antecipadas em Portugal, após forçar a renúncia do Executivo socialista em março, e levou o primeiro-ministro em fim de mandato, José Sócrates, a deixar também a liderança de seu partido.
Os Social Democratas (PSD, centro-direita), conquistaram seu maior triunfo eleitoral dos últimos 20 anos em umas legislativas marcadas pela grave crise que sofre Portugal e os sacrifícios exigidos por seu resgate financeiro. Um total de 99,3% das urnas já está apurado.
O até agora principal partido da oposição obtém 38,8% dos votos na apuração provisória contra 28,1% do Partido Socialista (PS).
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, 46, que surgiu pela primeira vez neste pleito à arena eleitoral, se tornou no grande vencedor do dia no qual proclamou sua vontade de cumprir os compromissos financeiros do país e tirá-lo da crise.
Portugal deve aplicar novas medidas de saneamento econômico, reforma trabalhista, privatizações e redução da despesa e do deficit público em troca de receber nos próximos três anos 78 bilhões de euros de Bruxelas e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Pouco antes do discurso triunfal do líder conservador, Sócrates assumia a derrota perante as câmeras de televisão e, com os olhos vermelhos e visivelmente emocionado, anunciava sua renúncia como secretário-geral do partido.
"Não me escondo atrás das circunstâncias, esta derrota eleitoral é minha, e quero assumi-la em cheio nesta noite", manifestou.
A aposta pela "mudança" que fez até agora principal partido da oposição acabou por dar o triunfo em umas eleições marcadas pela elevada abstenção, superior a 41% e a maior em eleições deste gênero.
Durante a jornada eleitoral, que transcorreu sem incidentes, os principais candidatos tinham chamado mais de 9,6 milhões de portugueses convocados às urnas.
O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) e ex-primeiro-ministro português José Manuel Durão Barroso afirmou, após votar em Lisboa, que estas eram as eleições mais importantes em Portugal desde a Revolução do 25 de Abril de 1974, que instaurou a democracia.
Logo após anunciarem as primeiras projeções de voto, no fechamento das urnas, os seguidores do PSD começaram a comemorar a vitória nas principais cidades de Portugal e reuniram milhares de pessoas em uma praça central de Lisboa.
Apesar dos social-democratas não alcançaram a maioria absoluta, poderão governar como se a tivessem se concretizar o anunciado apoio da terceira força do país, o Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP) que obteve 11,6% dos votos.
O CDS-PP se ofereceu a participar em um Governo do PSD, que não obtinha um resultado tão alto em eleições legislativas desde 1991, quando ganhou com 50,6% dos votos o atual chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, como aspirante a primeiro-ministro.
A vitória da centro-direita põe fim aos mais de cinco anos de coabitação entre Cavaco, reeleito em 23 de janeiro em primeiro turno para outro período de cinco anos, e Sócrates, que chegou ao poder com maioria absoluta em 2005.
Mas a crise econômica portuguesa, que Sócrates sempre atribuiu à tempestade financeira internacional suscitada em 2008, o obrigou a renunciar o cargo em março, após perder o apoio do PSD em seu quarto plano de austeridade.
Além dos socialistas, as eleições deste domingo atingiram a esquerda marxista portuguesa, que centrou sua campanha em atacar o PS e o negou qualquer apoio para formar governo.
A coalizão de comunistas e verdes obteve o mesmo 7,8% de votos que em 2009, e o Bloco de Esquerda sofreu um severo castigo ao passar de 9,8% de dois anos atrás para 5,1%.
Boca de urna indica vitória de candidato esquerdista no Peru

PATRÍCIA CAMPOS MELLO
ENVIADA ESPECIAL A LIMA
Os primeiros resultados de boca de urna no Peru, projetados pelo instituto de pesquisas CPI, dão vitória ao candidato de esquerda Ollanta Humala, com 52,5% dos votos, diante de 47,5% da direitista Keiko Fujimori.
Pesquisas preliminares já indicavam que o esquerdista estaria muito perto de vencer as eleições presidenciais peruanas, causando inquietação nos mercados financeiros, já que os investidores temem que ele imporá um controle mais rigoroso do Estado sobre a economia.
A pesquisa Datum apontou na sexta-feira que Keiko Fujimori --a filha do ex-presidente Alberto Fujimori, atualmente na prisão-- sofreu queda em sua liderança sobre Humala de 2 pontos para apenas 1,2 ponto. A pesquisa CPI de quinta-feira indicou Humala à frente com 1 ponto. Os dois candidatos estão em um empate técnico.
As ações e a moeda peruana oscilaram bastante esta semana, com as pesquisas indicando a aproximação de Humala e até mesmo ultrapassando Fujimori, a favorita do mercado.
O pai da candidata de direita abriu o Peru para o comércio internacional e acabou com a hiperinflação quando foi presidente nos anos 1990, mas depois foi preso por corrupção e pelo uso de esquadrões da morte para perseguir insurgentes de esquerda.
Humala, que perdeu por uma pequena margem a eleição de 2006, procurou obter os votos dos eleitores moderados, amenizando sua retórica anticapitalista e os insultos contra Fujimori, 36, por ter trabalhado no governo pouco elogiado do pai.
Os investidores temem que ele implemente políticas intervencionistas, aumente os gastos sociais e enfraqueça a estabilidade fiscal de uma das economias que crescem com maior rapidez no mundo.
O Peru cresceu com quase a mesma velocidade da China nos últimos anos, mas um terço dos peruanos ainda vive na pobreza.
Humala tem procurado se colocar mais próximo ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e se distanciar do seu mentor político, o presidente da Venezuela Hugo Chávez.
Bomba mata 18 pessoas em padaria no Paquistão

DA FRANCE PRESSE, EM PESHAWAR

Ao menos 18 pessoas morreram e 28 ficaram feridas na explosão de uma bomba neste domingo em uma padaria de Nowshera, no noroeste do Paquistão, disse Zakaulah Lattak, um responsável pela administração local.
Os talebans reivindicam o atentado.
"Foi uma bomba detonada à distância que estava em uma lixeira na entrada da padaria na Mall Road, a principal rua de Nowshera", revelou o ministro regional da Informação, Mian Iftikhar Hussein.
Nowshera está localizada a 50 km a leste de Peshwar, principal cidade do noroeste e porta de ingresso para as zonas tribais existentes próximas à fronteira com o Afeganistão.
O ministro disse que a explosão provocou um grande incêndio que agora está sob controle. Um porta-voz dos talebans, Ehsanullah Ehsan, informou em um telefonema que "foi uma bomba acionada à distância e instalada por nossos homens".
Boca de urna aponta vitória da centro-direita nas eleições portuguesas

VAGUINALDO MARINHEIRO
ENVIADO ESPECIAL A LISBOA

A boca de urna nas eleições portuguesas deste domingo indica vitória do PSD, partido de centro-direita em Portugal.
Pelas projeções feitas pela Universidade Católica, o PSD terá entre 37% e 42% dos votos. O Partido Socialista, que estava no poder desde 2005, deve ficar com uma fatia entre 26% e 30%.
Se confirmados os números, o PSD terá que fazer alguma coalizão para obter maioria absoluta no Parlamento --o mais provável é que faça um acordo com o CDS, também de direita.
Foi uma grande derrota para a esquerda. Além do PS, perderam votos o Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda.
A abstenção pode ter atingido um recorde, segundo as projeções: 45%. A maior da história portuguesa já fora registrada nas últimas eleições legislativas, em 2009 (40,3%).
PARA QUÊ?
Os jornais e as TVs insistem em dizer que a eleição portuguesa é a mais acirrada dos últimos anos. Mas o que se vê nas ruas é apatia e desesperança com relação ao futuro.
Serão escolhidos os 230 deputados da Assembleia Nacional. O partido que obtiver mais cadeiras indica o novo primeiro-ministro, que irá administrar um país em recessão, com desemprego de 12,6% e dívida pública equivalente a 93% do PIB, cerca de 160 bilhões de euros (R$ 368 bi).
Nos bares, nas universidades, nos shoppings, o que se ouve é a mesma resposta quando o assunto é eleição.
'Para que votar? O país está ruim e continuará assim pelo menos nos próximos dois anos. Qualquer que seja o governo, irá apenas cumprir o acordo com o Fundo Monetário Internacional, que prevê mais austeridade. Só espero que não aconteça com a gente o mesmo que se passa na Grécia, em que as medidas do FMI só pioram a situação', afirma Henrique Simão, 28, que passou dois anos desempregado e hoje faz mestrado em economia e vive de bolsa de estudo.
Como ele, muitas pessoas não devem votar hoje.
"A insatisfação que os portugueses têm não gera participação, mas alienação", afirma Marina Costa Lobo, doutora em ciência política da Universidade de Lisboa.
O sociólogo Pedro Magalhães concorda. "O português se sente distante do poder. Isso explica a abstenção elevada e a apatia", diz.
A eleição de hoje é fruto de uma crise política gerada por problemas econômicos.
Portugal tem uma dívida crescente, e os mercados começaram a exigir juros cada vez mais altos para emprestar ao país.
Em março, o governo do socialista José Sócrates não conseguiu aprovar no Parlamento seu quarto pacote de austeridade.
Com isso, Sócrates renunciou e foram convocadas eleições antecipadas.
Ele espera uma vitória de seu partido para continuar no poder. Mas as últimas pesquisas colocam o PSD (Partido Social Democrata) à frente, com intenções de voto que variam de 34,4% a 38,5%. O PS aparece com, em média, 5 pontos percentuais a menos.
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, pregou o voto útil. Afirmou que Portugal precisa de um governo com maioria absoluta no Parlamento para conseguir implantar as medidas necessárias para enfrentar a crise.
São medidas acordadas com o FMI e a União Europeia em troca de um empréstimo de 78 bilhões de euros.
Entre elas estão cortes de gastos públicos e privatizações. Devem ser vendidas empresas como TAP (aérea), o Metrô de Lisboa e do Porto, o sistema ferroviário e a administradora dos aeroportos.
IRRITAÇÃO E BUZINAÇO
Apesar da aparente resignação, ao menos anteontem, último dia da campanha nas ruas, o lisboeta colocou para fora sua irritação.
O PS e o PSD fizeram arruadas (como os portugueses chamam as passeatas) em horários alternados pelo bairro do Chiado, o que complicou ainda mais o trânsito nas estreitas ruas da região.
Os militantes, aos gritos, tentavam sem sucesso se sobrepor às buzinas dos motoristas impacientes.
No mesmo dia, o país enfrentou mais uma das greves no sistema ferroviário.
Com pouco dinheiro e sem trens, tudo bem. Ficar parado sob um sol de quase 30ºC foi demais.