domingo, 17 de maio de 2009

Livro reúne artigos de política e economia

Por Juliana Franco - Jornal da Cidade (Bauru/SP) - 17/05/2009

Relações internacionais José Renato da Silveira lança ‘Sob o Signo da Fênix’, com textos publicados no JC nos últimos 3 anos

Os principais fatos políticos e econômicos registrados nos últimos três anos em Bauru, no Brasil e no mundo, escritos sob o olhar crítico do profissional de relações internacionais José Renato Ferraz da Silveira, especialista em ciências políticas, podem ser encontrados em uma única publicação. Nesta terça-feira, ele lança o livro “Sob o Signo da Fênix” (Editora Canal 6), que reúne 39 artigos publicados em edições do JC desde 2006.

A iniciativa é a concretização de um sonho pessoal e também em conjunto. “Os alunos do curso de design da faculdade IESB Preve me cobravam porque eu não reunia os artigos publicados no JC em um livro”, conta Silveira. “Então, resolvi fazer uma seleção e, a partir dessa idéia, foi traçado o projeto. Os próprios alunos fizeram o projeto de capa, de diagramação, ilustração e toda revisão técnica do livro”, acrescenta.

Nos textos que abordam política e economia, Silveira visa ajudar os leitores a compreender uma parcela importante da atualidade, “para se informar e ter mais opções e linhas de raciocínio em sua própria reflexão”, em suas palavras. Segundo o autor, ele gosta de fazer um paralelo sobre o que aconteceu na história da civilização ocidental com os fatos do cotidiano bauruense. “Em uma dos textos, por exemplo, eu remeto uma discussão que acontece na Grécia Antiga sobre a participação da política. Discuto sobre dois sujeitos, o ‘idiote’, que é o sujeito solitário que não participa da política e pode participar, e o sujeito ‘histórica’, aquele capaz de alterar a história local e global em que vive”, explica.

Sobre o título escolhido para a publicação, Silveira explicar que a fênix carrega várias simbologias e está ligado tanto à vida quanto à morte. “Nós, no nosso dia-a-dia, estamos cercados de informações e temos que viver sobre obstáculos, desafios, percalços, carregamos a fênix diariamente”, revela.

A oportunidade de escrever artigos surgiu de um convite do Jornal da Cidade. “Como sempre me interessei por pesquisas, aproveitei o convite e comecei a passar um pouco do meu conhecimento”, conta Silveira.

Sobre a política atual bauruense, o profissional acredita que ela passa por um processo de reformulação. “Isso começou com a vitória de Rodrigo Agostinho e com a reformulação da Câmara Municipal. Acredito que muita coisa precisa ser feita na cidade, tanto em termo de desenvolvimento econômico quanto na mudança da população em relação à própria política. Os bauruenses precisam participar mais dela”, finaliza o autor.

O livro será lançado nesta terça-feira, a partir das 20h, no Teatro Edson Celulari, na rua Rubens Arruda, 3-33, Centro. Na ocasião, o será vendido. Mais informações pelo telefone (14) 3019-3486.