segunda-feira, 18 de abril de 2011

Jean Jacques Rousseau (1712-1778) –

Foi o pensamento mais radical de sua época, com suas críticas à sociedade burguesa, em defesa das camadas mais populares e de uma sociedade baseada na justiça, na igualdade e na soberania do povo. As principais idéias de Rousseau estão nas obras : Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens e Contrato Social.
Na primeira, Rousseau acusava a propriedade privada de destruir a liberdade social, promovendo o despostismo, a fraqueza e a corrupção da sociedade. Para ele, « a propriedade introduzia a desigualdade entre os homens, a diferenciação entre o rico w o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo, até a predominância da lei do mais forte. O homem era corrompido pelo poder e esmagado pela violência.
Já no Contrato Social, afirmava que, para combater a desigualdade introduzida com o aparecimento da propriedade privada, os homens deveriam consentir em fazer um contrato social, pelo qual cada indivíduo concordava em se submeter interiamente à vontade geral, ou seja, à vontade do « soberano », que era o próprio povo. Portanto, o que prevalecia era a vontade da comunidade e não a vontade individual de cada membro dessa comunidade. Como cada indivíduo se unia a todos e ninguém se unia em particular, o homem continuaria livre, uma vez que todos tinham direitos iguais na comunidade. Para Rousseau o governo era apenas « o ministro do soberano », o agente encarregado de executar a lei. Seu poder poderia ser modificado, limitado ou retomado sempre que o povo desejasse. Rousseau destacou-se dos demais filósofos iluministas por valorizar não somente a razão, mas também os sentimentos e emoções, pregando a volta à natureza e à simplicidade da vida. Sua teoria da « vontade geral » inspirou os líderes da Revolução Francesa e do movimento socialista do século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário