domingo, 3 de abril de 2011

Líder do Iêmen quer negociar transferência pacífica do poder

Líder do Iêmen quer negociar transferência pacífica do poder

DA FRANCE PRESSE, EM SANAA
COM REUTERS

O presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, declarou neste domingo que está disposto a negociar uma "transferência política do poder" e pediu o fim dos protestos à oposição.
Esta foi a primeira declaração do chefe de Estado depois do pedido da oposição, sábado, para que Saleh deixe o poder e seja substituído pelo vice-presidente, com o qual negociariam um acordo de transição.
"Peço aos partidários do Fórum Comum o fim da crise a suspensão do protesto. Parem de bloquear as estradas e acabem com a rebelião em algumas unidades militares", declarou o presidente ao receber uma delegação de simpatizantes ao governo.
"Estamos dispostos a discutir de uma transferência pacífica do poder no marco constitucional", disse o presidente, que governa o país há 32 anos.
32 ANOS NO PODER
Semanas de protestos no país fizeram o governo de Saleh, que está há 32 anos no poder, ficar à beira do colapso, mas os Estados Unidos e a vizinha Arábia Saudita têm preocupações quanto a quem o substituirá em um país onde o número de militantes da Al Qaeda aumenta.
Na sexta-feira, dezenas de milhares de pessoas, favoráveis e contrárias a Saleh, foram às ruas de Sanaa, enquanto negociadores tentavam retomar as conversas para determinar o destino do governante.
O líder iemenita que perdeu o apoio de muitos aliados tribais, militares e políticos, encontrou-se na semana passada com representantes de várias tribos, disseram autoridades, enquanto trabalha contra os pedidos de renúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário