sexta-feira, 11 de março de 2011

Assessor de Obama diz acreditar em vitória de Gaddafi

Assessor de Obama diz acreditar em vitória de Gaddafi

DA BBC BRASIL

O general James Clapper, principal conselheiro de inteligência do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira acreditar que o líder líbio, Muammar Gaddafi, sairá vitorioso da batalha contra rebeldes em seu país e permanecerá no poder.
Em audiência no Senado em Washington, Clapper, que ocupa o cargo de diretor da Inteligência Nacional dos Estados Unidos, afirmou que as forças do governo da Líbia têm melhores equipamentos e estão mais treinadas que os oposicionistas do regime.
Segundo ele, isso provavelmente resultará na vitória de Gaddafi no longo prazo.
Outro possível desfecho, disse Clapper, seria a divisão da Líbia em três Estados semiautônomos.
VIAGEM
Também nesta quinta-feira, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que viajaria ao Egito e à Tunísia para apoiar a transição de ambos os países rumo a "uma democracia genuína".
Ela também pretende se encontrar com líderes da oposição líbia durante a viagem. Segundo Clinton, um de seus objetivos é construir um consenso internacional que embase qualquer ação contra Gaddafi.
O anúncio de Hillary ocorre num momento em que as forças de Gaddafi intensificam ataques contra os rebeldes, retomando o controle de cidades chave.
Nesta quinta-feira, a TV estatal líbia informou que rebeldes deixaram Ras Lanuf, uma cidade portuária importante para a indústria de petróleo líbia, que vinha sendo alvo de pesados bombardeios nos últimos dias.
Também nesta quinta-feira, Saif Al Islam, filho de Muammar Gaddafi, disse que está sendo preparada uma grande ofensiva contra os opositores do regime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário