segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PROVA DE TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS II


Nome:____________________________________________ Data:________________

Instruções

1. Coloquem o nome no local indicado.
2. Prova somente a caneta azul ou preta.
3. Não serão aceitas rasuras.
4. Não serão permitidas consultas, empréstimos de matérias, comunicação entre os discentes e uso de equipamentos eletrônicos.
5. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas ao professor.
6. As questões dissertativas podem ser respondidas de acordo com a ordem desejada, desde a numeração colocada na resposta esteja de acordo com a numeração da pergunta.
7. Boa prova para todos!

MATÉRIA DE PROVA

JACKSON, ROBERT; SORENSEN, GEORG. Introdução às Relações Internacionais. Trad. Bárbara Duarte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

A prova consistirá de cinco dissertações, no valor de 1 ponto cada uma.

QUESTÃO 1
Supondo que não haja hegemonia de um Estado no sistema internacional de Estados soberanos, qual a importância da teoria da estabilidade hegemônica para as Relações Internacionais? Explique.
Extensão máxima: 25 linhas

QUESTÃO 2
Exemplifique historicamente, citando traços gerais, utilizando das principais características da hegemonia predatória no contexto do século XX. Tome como hegemon os Estados Unidos da América.
Extensão máxima: 40 linhas

QUESTÃO 3
Existem duas críticas pontuais – Keohane e Joseph Nye - em relação às responsabilidades e obrigações dos Estados Unidos na organização, liderança e coordenação da economia mundial liberal. Explique as duas críticas.
Extensão máxima: 40 linhas

QUESTÃO 4 e 5

Tendo em vista o tema da Economia Política Internacional no campo das relações internacionais, discorra:

4) A EPI é uma corrente teórica fundamental ou não passa de “uma tentativa mal sucedida e inadequada de apropriação do campo das Relações Internacionais”. Explique. Aspectos a serem citados: temas abordados pela EPI; contribuições; relação entre as macro teorias; novas perspectivas teóricas.
Extensão máxima: 40 linhas

5) Para a maior parte dos especialistas, existem três teorias como as principais da EPI. Cite e explique as três. Aspectos a serem citados: a relação entre economia e política; principais atores; natureza das relações econômicas; objetivo econômico.
Extensão máxima: 40 linhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário