segunda-feira, 6 de junho de 2011

Após visita ao Brasil, Chávez segue para Equador

DA ANSA, EM QUITO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vai se reunir amanhã com o equatoriano Rafael Correa para firmar uma série de acordos de cooperação bilaterais.
O encontro vai ser realizado na cidade equatoriana de Salinas e também prevê uma análise de tratados assinados em 2007 nas áreas de petróleo e siderurgia.
De acordo com um informe do Ministério das Relações Exteriores do Equador, os dois mandatários analisarão 'temas da agenda bilateral: energético, financeiro comercial, produtivo, segurança e defesa, conhecimento e social'.
Esta reunião estava prevista para novembro de 2010, mas teve que ser suspensa por motivos de agenda e devido às chuvas que atingiram a Venezuela no fim do ano.
A viagem de Chávez ao Equador ocorre uma semana depois que Correa condenou as sanções impostas pelos Estados Unidos à estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA) por manter relações comerciais com o Irã.
Os Estados Unidos impediram a petrolífera de participar de qualquer contrato direto com o país, terem acesso às facilidades de crédito do Banco de Importação e Exportação e obterem licenças para tecnologias petrolíferas.
Chávez está realizando um giro internacional pela região. Hoje o mandatário se reuniu com Dilma Rousseff em Brasília. Depois de visitar o Equador, ele irá a Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário