segunda-feira, 6 de junho de 2011

Após queda histórica na Bolsa, presidente do Peru tenta acalmar mercado

DA ENVIADA ESPECIAL A LIMA (PERU)

A eleição de Ollanta Humala para a presidência do Peru neste domingo levou pânico ao mercado financeiro. A Bolsa de Valores de Lima teve sua maior queda na história, 12,51%, e encerrou as atividades por volta do meio-dia.
A repórter especial da Folha Patrícia Campos Mello está no Peru acompanhando a apuração e conta que "os investidores temem que Humala faça mudanças radiais no modelo econômico do país, que faz do Peru um dos países que mais cresce no mundo, com média de 7% ao ano".
Humala teve a maioria dos votos nas regiões mais pobres, já que apesar do crescimento, "não conseguiu melhorar de forma significativa a distribuição de renda", explica a jornalista.
De acordo com Patrícia, "Humala vem tentando tranquilizar investidores, dizendo que vai respeitar as políticas macroeconômicas e respeitar a independência do Banco Central".
Nesta segunda-feira, após a queda a Bolsa, assessores de Humala fizeram pronunciamento dizendo "não somos estadistas e acreditamos na economia de mercado. Não vamos desapropriar os cachorros e as galinhas de ninguém", numa tentativa de conter os ânimos do mercado financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário