terça-feira, 1 de março de 2011

Nobel da Paz tem recorde de 241 candidatos

DA EFE, EM COPENHAGUE

O comitê responsável pelo Prêmio Nobel da Paz anunciou nesta terça-feira que recebeu número recorde de 241 candidatos a honraria.
Dos indicados, 188 são pessoas e 53 são grupos ou organizações.
O recorde anterior foi estabelecido em 2010, quando houve 237 aspirantes ao prêmio. O nome do vencedor costuma ser divulgado no início de outubro.
O regulamento do Nobel estabelece que podem ser designados candidatos ao prêmio da Paz catedráticos de Universidade em Direito e Ciências Políticas, parlamentares e antigos laureados de todo o mundo.
Entre os aspirantes ao prêmio da Paz deste ano, o único do Nobel que se outorga e entrega fora da Suécia, figuram a organização católica Comunidade de Sant'Egidio, o site WikiLeaks, a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, e o ativista cubano Oswaldo Payá.
O ativista chinês Liu Xiaobo recebeu o prêmio em 2010 "por sua luta longa e não violenta por direitos humanos fundamentais na China", segundo a decisão do comitê.
O Nobel da Paz será entregue em Oslo em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel. O vencedor recebe uma medalha e 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,6 milhão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário