terça-feira, 1 de março de 2011

Começa a maior feira de tecnologia do mundo

DIÓGENES MUNIZ
ENVIADO ESPECIAL A HANNOVER

Google, Microsoft, IBM, Intel, Siemens, Ford, Yahoo!, Dell, Mozilla e Sony Ericsson. Esses são apenas dez dos mais de 4.200 expositores que participam da feira de tecnologia Cebit, que começou hoje, no norte da Alemanha. O evento está distribuído em 20 pavilhões (veja mapa abaixo).
A cerimônia de abertura, ontem (31), ficou a cargo da chanceler alemã, Angela Merkel, que lembrou da época em que usava computadores soviéticos na Alemanha Oriental. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, também participou. A Turquia é o país-parceiro do evento neste ano, com pavilhão exclusivo e cem empresas convidadas. Ao todo, 70 países integram a Cebit, incluindo o Brasil.

NOVO FORMATO
Neste ano, a feira dividida em quatro partes. Boa parte do evento fica na categoria "Pro", com lançamentos de produtos digitais. O setor "Lab" abriga projetos futuristas; "Life" dá exemplos da aplicação das novas tecnologia no dia a dia; e "Gov" reúne possibilidades para o setor público.
O tema da Cebit em 2011 é "viver e trabalhar na nuvem", em referência às plataformas de computação em nuvem. Além disso, estão na pauta dos expositores smartphones turbinados com poderosos processadores de 2 núcleos, dispositivos 3D sem óculos, plataformas de realidade aumentada e tablets.
No ano passado, a feira recebeu 334 mil visitantes. Embora não divulgue uma estimativa oficial, a organização espera, pelo menos, manter o patamar durante esta semana. O ingresso para todos dias do evento, que termina no sábado (5), custa R$ 210.

Nenhum comentário:

Postar um comentário