quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Nosso lar e a alma em ordem



Dizem que, se precisamos mudar alguma coisa na vida, um bom começo é trocar os móveis de lugar. Dessa forma lúdica, entramos em contato com as nossas próprias emoções e damos início a uma arrumação que atua de fora para dentro.
Arrumar a casa é uma forma de fortalecer seu poder de decisão.
Acabar com a bagunça parece ser uma tarefa intuitiva. A ideia de organizar, hoje em dia, tem mais a ver com o descartar ou a escolha consciente do que merece ficar. Uma forma inteligente de selecionar, é fazer a pergunta: "Esse item realmente traz felicidade para o meu atual momento?
Organizar as coisas exige prioridade. Organizar dá início a uma conversa com a gente mesmo. Fazemos um inventário do que realmente gostamos e chegamos ao entendimento de quem somos e do que queremos ser. Ao colocar ordem no "caos" , você olha para o passado (objeto antigo) e para o futuro (o que vai continuar usando). Tal processo ajuda a elaborar as emoções.
Uma dica que li para iniciar o processo de organização é começar por aquilo que se pode usar (roupas e acessórios), seguir para o que tem valor informativo (livros, recibo) e, por último, encarar os do setor emocional (fotos, presentes).
Esse ano, já doei roupas, mesa, objetos, revistas, fiz sorteios de livros, organizei minha coleção de CDs e DVDs. Fiquei surpreso, agora pouco, ao tomar conhecimento de que tenho 453 CDs e 115 DVDs. E percebi que tenho DVDs repetidos. Hora de descartar. Livrar-se de algo não é uma tarefa fácil. Creio que adotar uma relação positiva em relação a eles. Agradecer a cada objeto pelo importante papel desempenhado em nossa vida e permitir que ele vá. Quando agradecemos os objetos, valorizamos o que temos. Eles duram mais e tendem a ser guardados com carinho nos lugares certos. Isso economiza dinheiro e tempo.
Conclusão que cheguei, ao manter a ordem, eu enxergo que tenho muito mais do que imagino - e, provavelmente, do que preciso. E a harmonia em nosso lar não depende da quantidade de coisas, mas do quanto alegra os meus olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário