quarta-feira, 9 de março de 2011

Terremoto de magnitude 7,3 atinge o litoral japonês e gera alerta de tsunami

Terremoto de magnitude 7,3 atinge o litoral japonês e gera alerta de tsunami

DA EFE
Um terremoto de 7,3 graus na escala Richter com epicentro no Oceano Pacífico atingiu nesta quarta-feira a costa nordeste do Japão e gerou um alerta de tsunami, segundo as autoridades locais, mas sem deixar danos.
O tremor demonstrou a preparação do Japão para lidar com os frequentes terremotos no país, que aplica estritas normas de construção para diminuir o impacto dos eventuais danos.
O trem-bala japonês ficou temporariamente paralisado na região afetada, mas voltou a operar em seguida, enquanto duas usinas nucleares continuaram funcionando sem incidentes.
O terremoto ocorreu às 11h45 da hora local (23h45 de Brasília), com epicentro 160 quilômetros ao leste da península de Ojika e a uma profundidade de oito quilômetros, provocando um alerta de tsunami para quatro províncias, aviso que foi retirado três horas depois.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, ondas de 60 centímetros de altura chegaram ao litoral do Pacífico da província de Iwate, mas sem causar danos.
O terremoto foi sentido nas províncias de Miyagi, Iwate, Akita, Yamagata e Fukushima e alcançou a magnitude de 7,3 na escala Richter, indicou a Agência Meteorológica, que anteriormente o estimara em 7,2 graus.
Também tremeram edifícios em Tóquio, onde vivemm 13 milhões de habitantes.
Em Miyagi, o terremoto chegou à intensidade 5 na escala japonesa, que tem nível máximo de 7.
Segundo a Agência Meteorológica japonesa, durante uma semana podem ocorrer réplicas deste forte tremor.
A rede de televisão NHK informou que, apesar da intensidade do terremoto, não funcionaram os alertas de emergência nos normalmente são enviados para os telefones celulares pela Agência Meteorológica.
O Japão está sobre o "Anel de Fogo do Pacífico", pelo que os terremotos são relativamente frequentes, levando o país a implementar rígidas normas de construção e treinar a população para situações deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário