terça-feira, 8 de março de 2011

Capturados no México dois supostos chefes narcotraficantes

DA FRANCE PRESSE

A polícia mexicana capturou em operações distintas um suposto chefe do Cartel Independente de Acapulco e outro de Los Zetas, que confessou a existência de um acordo de não agressão entre grupos de narcotraficantes, informou o ministério da Segurança Pública na segunda-feira (7).
Policiais federais detiveram ontem Marcos Carmona, conhecido como "El Cabrito", "chefe no estado de Oaxaca da organização criminosa de Los Zetas", reportou a Secretaria (ministério) de Segurança Pública (SSP) em um comunicado.
Carmona era há dois anos o responsável por extorquir e vender drogas e pirataria no empobrecido Oaxaca (sul) para o Los Zetas, um grupo liderado por ex-militares de elite, afirmou.
Segundo a SSP, Carmona declarou que Los Zetas "mantêm um acordo de não agressão e colaboração" com os cartéis de Juárez, Tijuana e dos irmãos Beltrán Leyva.
Estes quatro cartéis estão entre os sete principais do México que, em suas disputas, cometeram a maioria dos mais de 34.600 assassinatos realizados desde o início da ofensiva militar antidrogas, em dezembro de 2006, segundo o governo.
Em outro comunicado, a SSP também divulgou nesta segunda-feira a captura de "Benjamín Flores Reyes, conhecido como "El Padrino", considerado um dos principais líderes do Cartel Independente de Acapulco.
"El Padrino", capturado em Acapulco (sul), é acusado junto a cinco homens e uma mulher de sequestros e assassinatos contra membros de grupos rivais no âmbito da onda de violência que ocorre nesta região turística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário