quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Robert Cox

- Proeminente analista neomarxista de política mundial;
- Inicia sua abordagem a partir do conceito de estruturas históricas, definidas como “uma configuração particular de forças”.
- Essas estruturas históricas são constituídas de três categorias de forças que interagem: capacidades mateirais, ideias e instituições.
- Afasta-se da tradicional ênfase marxista no materialismo.
- Estruturas históricas são identificadas em três diferentes; são classificadas como “forças sociais”, “formas de Estado” e “ordem mundial”.
- Forças sociais são um atalho para o processo de produção capitalista. Uma análise desse aspecto nos mostrará o presente estado do desenvolvimento da economia capitalista em uma escala global.
- Formas de Estado apontam meios pelos quais os Estados mudam ao interagir com forças sociais do desenvolvimento capitalista.
- Ordem mundial se refere à atual organização das relações internacionais, incluindo as relações entre grandes Estados e grupos de Estados, o status de direito internacional e as instituições internacionais.
- Cox analisa uma complexa relação entre política e economia, especificada como a interação entre forças sociais, formas de Estado e ordem mundial. A tarefa do pesquisador é descobrir como essas relações se desenvolvem na fase vigente da história humana.
- Cox prevê que novos movimentos advindos da globalização ficarão cada vez mais fortes e isto iniciará uma nova fase de luta entre forças sociais pelo controle e regulamentação da globalização econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário