quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Presidenta Dilma Rousseff e diversas líderes políticas do mundo reuniram-se nesta segunda-feira (19/09) no Colóquio de Alto Nível sobre Participação Política de Mulheres, durante a 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas que acontece em Nova York. Em declaração conjunta, registraram “a importância crítica da participação política das mulheres em todos os contextos, incluindo em tempos de paz, conflito e em todas as fases de transição política”.
“As mulheres são especialmente interessadas na construção de um mundo mais pacífico e seguro. Quem gera a vida não aceita a violência como meio de solução de conflitos. Por isso devemos nos engajar na reforma da governança global para que a comunidade internacional tenha mecanismos mais representativos e eficazes de ação como a paz sustentável. A existência de conflitos armados vitima, especialmente, as mulheres e – cada vez mais – as crianças”, afirmou Dilma durante a reunião. (acesse aqui a íntegra do discurso de Dilma Rousseff)
O documento apela aos Estados para que eliminem todas as barreiras discriminatórias enfrentadas pelas mulheres, particularmente as mulheres marginalizadas, e encoraja os países a tomar medidas proativas para lidar com os fatores que impedem as mulheres de participar na política, tais como violência, pobreza, falta de acesso à educação de qualidade e cuidados de saúde.
“Em pleno século XXI, são as mulheres as que mais sofrem com a pobreza extrema, o analfabetismo, as falhas dos sistemas de saúde, os conflitos e a violência sexual. Em geral, as mulheres ainda recebem salários menores pela mesma atividade profissional e têm presença reduzida nas principais instâncias decisórias”, constatou a Presidenta. “A crise econômica e as respostas equivocadas a ela podem agravar esse cenário, intensificando a feminização da pobreza. Por isso, combater as consequências e também as causas da crise é essencial para o empoderamento das mulheres”, completou.
“Estamos unidas pelos mesmos objetivos – abrir o caminho para as mulheres participarem de todas as decisões que afetam o desenvolvimento do nosso mundo, nos níveis global, regional, nacional e local”, disse a Diretora Executiva da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Michelle Bachelet.
As mulheres representam menos de 10% dos líderes mundiais. Em nível global, menos de um em cada cinco parlamentares é mulher. O percentual crítico de 30% de representação feminina nos parlamentos foi atingido por apenas 28 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário