sexta-feira, 10 de junho de 2011

Jornais pedem ajuda dos leitores para investigar emails de Palin

DE SÃO PAULO

A Justiça do Alasca divulgou nesta sexta-feira mais de 24 mil emails enviados pela republicana Sarah Palin quando era governadora do Estado. Entregues à imprensa americana em papel, os documentos estão sendo publicados pelos jornais americanos, que pedem ajuda dos leitores na missão de investigar a correspondência da musa do Tea Party.
A publicação dos e-mails, solicitada pela imprensa quando Palin foi nomeada candidata republicana à Vice-Presidência em 2008, ocorreu graças às leis estaduais que exigem a divulgação de todos os documentos relacionados com o cargo de governador.
As 24.199 páginas dos emails enviados pela então governadora entre 2006 e 2008 estão sendo lidos por repórteres dos principais jornais americanos e de outros países.
Um primeiro lote já está disponível nos sites do "New York Times" e "Washington Post" (dos EUA) e também do "Guardian" (do Reino Unido).
Os três diários criaram sites especiais para o tema, onde pedem que os leitores ajudem suas equipes a "destroçar" a correspondência da republicana em busca de detalhes importantes.
"Vamos limitar o trabalho a só cem locais para voluntários que trabalharão em pequenas equipes, para anunciar a informação mais importante dos e-mails", adiantou já na quinta-feira o "Post" em seu blog político The Fix.
O jornal criou inclusive uma conta no Twitter, @PalinEmails, para anunciar as mensagens mais suculentas na correspondência de Palin.
Já a emissora MSNBC e a agência ProPublica optaram por colaborar com uma companhia de pesquisa para criar sua própria base de dados eletrônica com os documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário