quarta-feira, 1 de junho de 2011

Crescente deficit com EUA preocupa, diz Patriota em Washington

DA BBC BRASIL

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta quarta-feira em Washington que o "crescente" deficit do Brasil na balança comercial com os Estados Unidos, de US$ 7,7 bilhões em 2010, é motivo de preocupação em Brasília.
O chanceler veio à capital americana para discutir maneiras de tornar o comércio bilateral mais equilibrado e a implementação das decisões tomadas durante a visita de março do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil.
"Há um crescente deficit comercial na nossa relação, que é motivo de alguma preocupação", afirmou Patriota, que foi recebido em Washington pela secretária de Estado americana.
O problema do deficit comercial brasileiro não é novo e foi um dos principais assuntos tratados na visita de Obama.
Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff manifestou preocupação com os "desequilíbrios econômicos" e disse que o Brasil gostaria de ter relações "mais justas e equilibradas com os Estados Unidos".
"Vamos buscar diferentes caminhos para tentar desenvolver um comércio que seja mutuamente benéfico", afirmou o ministro.
"Nossa relação é muito robusta. Nós discutimos oportunidades para aumentar as exportações do Brasil para os EUA."
Segundo o ministro, a questão do câmbio, com a valorização do real frente ao dólar sendo um dos fatores que prejudicam a competitividade das exportações brasileiras, será abordada "multilateralmente".
DIVERSIFICAÇÃO
Apesar do deficit --que foi o pior registrado na balança brasileira no ano passado -, Patriota elogiou a diversidade das exportações brasileiras para os Estados Unidos, em contraste com o que ocorre com a China, maior parceiro comercial do Brasil.
"Com a China há uma concentração em poucos produtos, a saber, minério de ferro, soja e petróleo. E estamos tentando diversificar nossas exportações para a China", disse.
"Com os Estados Unidos não temos o mesmo problema. Há uma plataforma mais diversificada. E nós gostaríamos de continuar a exportar aviões, carne e outros produtos."
Patriota também voltou a pedir mais investimentos americanos, especialmente no momento em que o Brasil se prepara para grandes eventos, como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016.
A parceria comercial com o Brasil ganha importância nos Estados Unidos em meio à meta definida por Obama de dobrar as exportações americanas até 2014.
Segundo Hillary, a área de comércio e investimentos no Brasil é "uma grande prioridade do governo Obama".
"Temos uma relação diversificada e queremos que fique mais (diversificada) ainda", afirmou a secretária.
O ministro convidou a secretária de Estado a visitar o Brasil para dar continuidade às discussões - que ocorrem no âmbito do chamado Diálogo de Parceria Global Brasil-Estados Unidos.
"Eu convidei a secretária Clinton para ir ao Brasil para continuar essa discussão e para que nós possamos, no futuro, ter um encontro produtivo entre os nossos dois líderes, o mais cedo possível e no momento mais apropriado", disse.
Patriota não confirmou, no entanto, uma data para a visita de Dilma a Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário