segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cinzas voltam e Bariloche cancela aulas

LUCAS FERRAZ
DE BUENOS AIRES
As decolagens e partidas nos dois aeroportos de Buenos Aires estão canceladas pelo menos até a tarde desta segunda-feira, informaram autoridades aeroportuárias da Argentina.
A medida de segurança foi tomada ontem à noite por causa da volta das cinzas do vulcão chileno Puyehue ao céu da capital argentina.
É a terceira vez em uma semana que as cinzas vulcânicas param as operações nos aeroportos de Ezeiza (na região metropolitana de Buenos Aires) e no Aeroparque (na região central). O aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, também está fechado desde a noite deste domingo.
Os voos internacionais com destino a Buenos Aires foram desviados para Córdoba, cidade a 700 km da capital. Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU que visita hoje a Argentina, teve o voo desviado para Córdoba e viaja de carro até Buenos Aires.
A volta das cinzas causa transtornos em todo o Cone Sul. No Sul da Argentina, região mais atingida pela nuvem vulcânica, a situação ainda é caótica. Em Bariloche, as aulas foram suspensas nesta segunda-feira e a temporada de neve, que começa em julho e atrai muitos turistas, está ameaçada por causa da situação das estações de esqui, inundadas pelas cinzas.
O vulcão Puyehye, no Sul do Chile, entrou em erupção no último dia 4, a maior desde 1960. O vulcão segue ativo, e as cinzas chegaram a afetar o espaço aéreo de países como Austrália e Nova Zelândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário