domingo, 10 de abril de 2011

Mediadores africanos dizem que Gaddafi aceitou cessar-fogo

Mediadores africanos dizem que Gaddafi aceitou cessar-fogo

DA ASSOCIATED PRESS, EM TRIPOLI

A delegação de líderes africanos disse neste domingo que o ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, aceitou o "caminho" indicado para o cessar-fogo com os rebeldes, com quem se encontra na segunda-feira.
Gaddafi já violou um acordo de cessar-fogo feito no mês passado.
O encontro entre Gaddafi e os mediadores africanos ocorreu horas depois de a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) destruiu taques do ditador líbio, ajudando a empurrar as tropas do governo que haviam avançado em direção ao leste.
Os termos do acordo de cessar-fogo ainda não ficou claro: não se sabe se Gaddafi vai retirar suas tropas das cidades, como ordenam os rebeldes.
Os mediadores são a delegação presidencial da UA (União Africana), que chegou neste domingo a Trípoli para tentar mediar o conflito líbio. Ele foram recebidos por Gaddafi em uma tenda de sua residência de Bab el Aziziya.
A missão da UA é integrada pelos presidentes Amadou Toumani Turé (Mali), Jacob Zuma (África do Sul), Mohamed Ould Abdel Aziz (Mauritânia) e Denis Sassou-Nguesso (Congo), além do primeiro-ministro das Relações exteriores Henry Oryem Okello, que representa o presidente de Uganda, Yoweri Museveni.
"A delegação do irmão líder [Gaddafi] aceitou o caminho que lhe apresentamos", disse o presidente sul-africano em uma breve declaração aos jornalistas na residência Bab Al Aziziya do ditador líbio em Trípoli.
"A solução proposta será detalhada em um comunicado", acrescentou, sem precisar quando o texto será divulgado.
"Este comunicado vai pedir que a Otan cesse seus bombardeios [na Líbia] com o objetivo de dar uma oportunidade de um cessar-fogo", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário