sábado, 12 de março de 2011

Sobe para 564 o número oficial de mortos no Japão

Sobe para 564 o número oficial de mortos no Japão

DA EFE, EM TÓQUIO

A polícia do Japão aumentou neste sábado para 564 o número de mortos e situou em 600 o de desaparecidos pelo terremoto de 8,9 graus na escala Richter, segundo dados do USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos, na sigla em inglês), que sacudiu na sexta-feira o nordeste do país e que foi seguido por um devastador tsunami.
Trata-se da apuração oficial. No entanto, a imprensa japonesa, como a agência Kyodo, estima que o número final de vítimas superará os 1.700.
Às vítimas já contabilizadas pela polícia foram somadas outras 200 ou 300 pessoas que se afogaram em Sendai, capital da província de Miyagi, segundo as autoridades locais.
Além disso, outros 200 corpos teriam sido transferidos para ginásios nas localidades de Iwanuma e Natori, também em Miyagi.
Segundo a Kyodo, cerca de 300 mil pessoas foram evacuadas em cinco províncias do nordeste do Japão, entre elas mais de 46 mil próximas a uma usina nuclear em Fukushima (norte de Tóquio), onde neste sábado aconteceu uma forte explosão que feriu quatro pessoas.
O porta-voz do Executivo, Yukio Edano, estimou durante uma reunião do comitê de emergência em Tóquio que "pensamos que mais de mil pessoas perderam as vidas" por causa do terremoto, o maior que se tem conhecimento no país.
O primeiro-ministro, Naoto Kan, informou que 50 mil militares se dedicarão aos trabalhos de resgate nas províncias afetadas do nordeste do Japão.
Um total de 190 aviões e 25 navios já foram deslocados para as tarefas de busca, nas quais os EUA colaborarão com seus navios para o transporte de soldados das Forças de Autodefesa (Exército japonês).
Há, pelo menos, 3,4 mil edifícios destruídos no Japão pelo terremoto, que além disso causou, aproximadamente, 200 incêndios.
Na província oriental de Iwate, algumas cidades foram praticamente varridas do mapa pelo tsunami provocado pelo terremoto, com ondas de até dez metros de altura.


DESAPARECIDOS
As autoridades da cidade de Miyagi, região nordeste do Japão devastado por um tsunami na sexta-feira, informaram não ter notícias de 10 mil pessoas na cidade portuária de Minamisanriku, informou a NHK.
Este valor representa mais de metade da população desta cidade de 17 mil habitantes localizada na costa do Pacífico do Japão. De acordo com a NHK, as autoridades estão tentando localizar essas pessoas. Foi confirmada a evacuação de 7.500 pessoas, mas não conseguiu manter contato com outras 10 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário