FUNÇÕES DO COORDENADOR DE CURSO OU COMO “CONSTRUIR” O COORDENADOR IDEAL
Coordenação de Curso ou Direção de Curso, para os efeitos deste breve texto, identificam-se nas suas funções e encargos.
A organização gerencial da UFSM, no curso de Relações Internacionais bem como nos demais, apresenta, além da figura do Coordenador de Curso, a do Chefe de Departamento, e, por força de ser carreirocêntrica a Universidade, em termos de Chefias de Departamentos e Coordenações de Curso, acabava mostrando uma organização dicotômica e algumas vezes duplicada. Praticamente, para cada Curso da UFSM (quase sempre) corresponde um Departamento, devido a essa postura carreirocêntrica. A presença da estrutura departamental na Universidade, exigida pela legislação, não subsiste mais com a nova Lei de Diretrizes Básicas. Ao meu ver, a UFSM, necessitaria de um novo Estatuto, que seja aprovado para extinguir os Departamentos e manter tão somente as Coordenações de Curso.
Afinal, quais são às funções, responsabilidades e encargos do Coordenador de Curso. Diz-se que ele é o gerente do Curso. Chega-se mesmo a afirmar que é o “dono” do curso, mas, na prática predominam, de certa forma, na concepção geral, os encargos acadêmicos, pouco se levando em conta as responsabilidades não-acadêmicas, ou seja, as responsabilidades e funções gerenciais, no estrito sentido da expressão.
Este texto que será dividido em sete partes, pretende identificar tais funções, responsabilidades e encargos, distribuindo-as em quatro áreas distintas: as funções políticas; as funções gerenciais; as funções acadêmicas e as funções institucionais. O objetivo, pois, é o de chegar a uma linguagem comum a respeito das funções do Coordenador de Curso, contribuindo para o seu aperfeiçoamento pessoal, profissional, político e institucional.
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