Lula encerra 'tour' pela Europa após dar palestra e receber prêmio
LUISA BELCHIOR
DE MADRI
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou neste sábado em Madri sua agenda de encontros na Europa em uma reunião com o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.
Lula passou cinco dias entre Londres, Madri e Cádiz, no sul da Espanha, para dar palestra, receber prêmio e ter encontros personalidades internacionais. Ele viajou para dar uma palestra em um seminário da Telefónica para banqueiros e empresários que aconteceu em Londres. Mas aproveitou a estadia na Europa para angariar apoio internacional para o instituto que pretende criar.
Neste sábado, ele almoçou com Zapatero na sede do governo, o Palácio de la Moncloa. Lá, foi recebido como estadista pelo chefe do governo espanhol, que foi recebê-lo poucas horas depois de chegar da China, onde também se reuniu com a presidente Dilma Rousseff.
Lula e Zapatero conversaram de crise na Espanha, agenda política da América Latina e o futuro instituto de Lula. De noite, o ex-presidente aproveitou a estadia em Madri e foi assistir ao jogo de futebol entre o Real Madrid e o Barcelona. Viu o jogo no camarote do clube madrilenho, a convite da Telefónica, que fretou um avião para transportar Lula.
"Vou ver o jogo porque ninguém é de ferro", disse o ex-presidente, ressaltando que não torceu para nenhum time. "Tem brasileiro nos dois times, e além disso fui convidado pelo Real Madrid, então é melhor ficar neutro".
De manhã, Lula fez uma visita guiada pelo estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu, onde aconteceu a partida. Diariamente, o clube oferece o tour por 18 euros ao longo de todo o dia para turistas, que fazem fila para o passeio. Na manhã deste sábado, porém, houve apenas uma visita, fechada para Lula e sua comitiva.
Antes de Madri, Lula passou dois dias em Londres, onde teve reuniões com o historiador Eric Hobsbawn e a presidente da ONG inglesa Oxfam Bárbara Stocking. Na palestra que deu no seminário da Telefônica, o ex-presidente deu garantias de estabilidade fiscal e democrática no Brasil e na América Latina, para atrair investimentos à região.
Na sexta-feira, foi até Cádiz, no sul da Espanha, receber um prêmio da prefeitura local.
Em uma cerimônia pequena, para 150 políticos da região, Lula discursou por mais de meia hora. Exaltou o papel de seu governo, que disse ter sido o momento mais democrático da História do Brasil, e explicou programas sociais da sua gestão.
Alguns deles, como o Bolsa Família, Lula anunciou que quer levar para a África. O tema foi conversado com a presidente da Oxfam, com quem o ex-presidente fechou parcerias.
Em Londres e na Espanha, o ex-presidente cumprimentou e abraçou imigrantes brasileiros que foram pegos de surpresa com a visita de Lula.
Esta foi a terceira viagem internacional, desde que deixou o governo, que Lula fez para dar palestras pagas -- as outras foram nos Estados Unidos e no México. Além disso, esteve em Portugal no fim de março, junto com a presidente Dilma Rousseff, para receber o título de doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra.
O ex-presidente voltou para o Brasil no fim da noite de sábado, logo após o jogo entre Real Madrid e Barcelona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário