terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA que dei ao Jornal da UNESP

1-Como o funk pode ser classificado? É apenas um estilo musical vindo dos morros cariocas, ou é muito mais que isso? É uma forma de expressão da periferia que reflete a sua realidade ?
R: O funk é um estilo musical de origem dos negros norte-americanos desenvolvidos por artistas como James Brown. De acordo com o histórico do funk, tratava-se de uma música de ritmo lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs) e principalmente dançante. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão típico da língua inglesa para descrever estas qualidades citadas: sexy, solto. Nas jam sessions, os músicos costumavam encorajar outros a "apimentar" mais as músicas, dizendo: Now, put some stank (stink/funk) on it!" (algo como "coloque mais 'funk' nisso!"). Num jazz de Mezz Mezzrow dos anos 30, Funky Butt, a palavra já aparecia. Devido à conotação sexual original, a palavra funk era normalmente considerada indecente. Até o fim dos anos 50 e início dos 60, quando "funk" e "funky" eram cada vez mais usadas no contexto da soul music, as palavras ainda eram consideradas indelicadas e inapropriadas para uso em conversas educadas. A essência da expressão musical negra norte-americana tem suas raízes nos spirituals, nas canções de trabalho, nos gritos de louvor, no gospel e no blues. Na música mais contemporânea, o gospel, o blues e suas variantes tendem a fundir-se. O funk se torna assim um amálgama do soul, do jazz e do R&B. No Brasil, o funk carioca mais se assemelha ao estilo musical hip-hop norte-americano, com batidas fortes, letras repetidas, entrecruzamento de vozes masculinas e femininas, com letras com forte apelo ao erotismo. Na realidade brasileira, é um estilo musical que ganhou os morros e favelas cariocas e se espalhou rapidamente para o resto do Brasil. Agora afirmar que é uma expressão cultural popular é cometer um equívoco de análise.

2-Podemos dizer que o funk carioca é um movimento cultural?
R: De início pode-se dizer que era um movimento cultural de origem popular, hoje trata-se de um produto cultural massificado pela indústria e pelo consumo culturais. Perdeu sua força simbólica. Hoje é um fenômeno da indústria cultural com as seguintes características elencadas por Marilena Chauí:
- produções repetitivas e reprodutivas;
- eventos para consumo;
- parte do mercado para moda, passageiro, efêmero;
- sem passado e sem futuro.
A indústria cultural e da diversão massifica os comportamentos e a mentalidade das pessoas. Somos instrumentos da indústria da diversão vulgar, veiculada pela televisão, rádio, jornais, músicas, propagandas etc. Estamos cada vez mais atrofiados em idéias e pensamentos.

3- Porque esse estilo musical conseguiu sair das favelas e morros e atingiu as elites de nossa sociedade? (Muitas danceterias freqüentadas por jovens de classe média e alta, tocam funk).
R: Está ligada a questão anterior, tornou-se um produto cultural massificado, aceitável pela sociedade em sua maioria. Está a serviço da reprodução da lógica capitalista, enfatizando o consumo e a diversão como formas de garantir o apaziguamento e a diluição dos problemas sociais. A elite brasileira é tão vítima como vilã desse processo de massificação e alienação cultural. Como diz Adorno e Horkheimer: “a violência da sociedade industrial opera nos homens de uma vez por todas. Os produtos da indústria cultural podem estar certos de serem alegremente consumidos em estado de distração. Mas cada um destes é um modelo do gigantesco mecanismo econômico que desde o início mantém tudo sob pressão tanto no trabalho quanto no lazer que lhe é semelhante”.

4- Podemos dizer que as letras cantadas, usam uma linguagem muito simples, consideradas até palavrão. O senhor acredita que tais palavras são usadas, porque realmente representam a linguagem das pessoas que ouvem funk, e vivem as situações contidas nas letras?
R: É indubitável que algumas expressões e situações pertençam a linguagem e ao cotidiano dos “compositores” funkeiros. Mas por detrás, há uma perversa e sinistra difusão de dissimular realidades, produto das ilusões falsificadoras das empresas de publicidade e propaganda. A indústria cultural se apropriou desse movimento popular. O funk é um produto de massa. Mergulhamos cada vez num mundo alienante, que atrofia mentes e comportamentos.

Obrigado!

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